Bugatti quer bater (o seu) recorde do Mundo

Com o novíssimo hiperdesportivo Chiron, a Bugatti vai tentar bater o recorde do Mundo de velocidade máxima para um carro de estrada… que já lhe pertence. Mas ainda vamos ter de esperar pois, segundo confidenciou o seu presidente, Wolfgang Dürheimer, a tentativa só deverá ocorrer em 2018 já que, de momento, a prioridade é avançar com a produção das primeiras unidades deste "monstro" de 1500 cv e cuja velocidade está electronicamente limitada aos… 420 km/h!

A fasquia está elevadíssima desde que, há seis anos (25 de Junho de 2010), o ex-piloto francês Pierre-Henri Raphanel (com breve passagem pela F1) entrou para o Guiness Book of Records ao atingir os 431,072 km/h ao volante do Bugatti Veyron 16.4 Super Sport, o antecessor do Chiron. A marca foi obtida na pista de testes da Volkswagen de Ehra-Lessien que tem a particularidade de ter uma recta com… 9 km de extensão e ser perfeitamente plana.

Refira-se que aquela marca, para ser homologada, é a média de duas passagens em sentidos opostos. Na altura, a primeira cronometragem a 427,9 km/h "estragou" tudo, pois na segunda o Veyron foi "apanhado" a 434,2 km/h! De qualquer forma, na altura os próprios responsáveis da Bugatti ficaram surpreendidos, pois esperavam estabelecer o recorde em torno dos 425 km/h…

Agora, tendo o Chiron que, de base, se anuncia ainda mais rápido que o Veyron – velocidade anunciada de 420 km/h contra os 415 km/h oficiais da versão do Veyron que bateu o recorde –, parecem estar a ser reunidas as condições para que o Guiness receba um novo nome. O facto de a tentativa estar agendada apenas para 2018 deverá também significar que, até lá, aparecerá uma versão ainda mais radical do Chiron, tal como o 16.4 Super Sport foi para o Veyron.

Secretamente, as contas dos homens da marca de Molsheim apontam para os… 463 km/h, mas ninguém quer assumir publicamente um número daquela dimensão. Até porque terá o mesmo problema que o recordista seu antecessor que chegou a limitar-se por causa da resistência dos pneus que têm de ser aqueles com que é homologado para andar na estrada! Um recorde já o Bugatti Chiron conseguiu, ao rodar na pista de Le Mans, numa exibição durante as 24 Horas, a 380 km/h, velocidade que poucos carros de competição terão conseguido atingir…

Em destaque